quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ATIVIDADES PRÁTICAS IDÊMIA DE GODOY

    
AULA   PRÁTICA  DE    GEOMETRIA

 A  soma  dos  ângulos  internos  de  um triângulo qualquer

          Essa   atividade  de  Geometria  foi  realizada  em  parceria  com a   professora Cláudia  do  Fundamental I juntamente  com  o professor  Edilson  de  matemática  do  Fund II, tendo como protagonistas  os  alunos  dos 7º  anos  C e D:  Israel, Rafael, Guilherme, Viviane  e  Nicole.Uma atividade  lúdica  utilizando  o  principio   da  a aula  invertida. 


SOMA  DOS ÂNGULOS  INTERNOS  DE  UM   TRIÂNGULO  QUALQUER

AULA   DEMONSTRATIVA

DESCRIÇÃO:  Através  dessa  atividade iremos  demonstrar que  não importa   o  tamanho, tipo   e as medidas  do  triângulo  a  soma  dos  ângulos  internos   tem  como resultado  sempre  o  valor de 180° (graus).
OBJETIVO GERAL:  Que  os  alunos  sejam  os  protagonistas  dessa  atividade   e  que  tirem  suas  próprias conclusões   através  do  recurso de  aula  invertida.
OBJETIVO ESPECÍFICO:  Os  alunos irão concluir  através  desse experimento  a  exatidão  do  teorema  da  somatória  dos   ângulos  internos de  um  triângulo  qualquer é  sempre  o  mesmo .
MATERIAL NECESSÁRIO:   Lápis  de  cor, caneta hidrográfica, cola, papel  cartão, tesoura, régua, transferidor  e  pincel atômico
DURAÇÃO: 45 minutos
PARTICIPANTES: Professores  Edilson  e  Cláudia   e   alunos  do  7º  ano
DESENVOLVIMENTO:
·          No  papel  cartão  e com o  lápis  faremos  três  retas  transversais  que  ao  se  cruzarem  formarão automaticamente  um triângulo  qualquer;
·         Nas  linhas transversais  passaremos  uma  canetinha  para  destacá-las ;
·         Em seguida utilizando a tesoura  iremos  cortar as  bordas  e  deixaremos  a  folha  no  formato de  triângulo ;
·         Nesse triângulo faremos  três divisões  a partir dos seus  lados para  o  centro  do  mesmo;
·         Também  pintaremos  essas linhas  de  três  cores  diferentes;
·         Em seguida , utilizando  o transferidor   faremos  três  arcos  nas  pontas  do  triângulo de  tamanhos    iguais e  para  que  fique  equidistante  das  pontas;
·         Pintar  cada  parte  interna  dos  arcos de  cores  diferentes; e  colocamos  em   cada  um,  uma  letra  representando  ângulos  ( a, b e c, acrescido de  acento  circunflexo);
·         Recortaremos  essas  três partes  a  partir  das  linhas  centrais;
·         Pegamos  uma  cartolina  ou  outro  papel cartão  e traçamos  uma  reta   e  colamos  as  pontos  dos  triângulos.  Nela  percebemos   que  formará   um  semicírculo que  terá  a  medida  de  180°;
·         Pronto  já  temos  nosso  trabalho terminado.
CONCLUSÃO:
·         Nessa  atividade lúdica e concreta, os  alunos    percebem  o  fundamento  do teorema  que  será  apresentado, sendo  assim  conseguimos   alcançar nosso  objetivo  que é fazer um link entre teoria e prática.




















































































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