AULA PRÁTICA DE GEOMETRIA
A soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer
Essa atividade de Geometria foi realizada em parceria com a professora Cláudia do Fundamental I juntamente com o professor Edilson de matemática do Fund II, tendo como protagonistas os alunos dos 7º anos C e D: Israel, Rafael, Guilherme, Viviane e Nicole.Uma atividade lúdica utilizando o principio da a aula invertida.
SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS
DE UM TRIÂNGULO
QUALQUER
AULA DEMONSTRATIVA
DESCRIÇÃO: Através dessa
atividade iremos demonstrar
que não importa o
tamanho, tipo e as medidas do
triângulo a soma
dos ângulos internos
tem como resultado sempre
o valor de 180° (graus).
OBJETIVO GERAL: Que os
alunos sejam os
protagonistas dessa atividade
e que tirem
suas próprias conclusões através
do recurso de aula invertida.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Os alunos irão concluir através
desse experimento a exatidão
do teorema da
somatória dos ângulos
internos de um triângulo
qualquer é sempre o
mesmo .
MATERIAL NECESSÁRIO:
Lápis de cor, caneta hidrográfica, cola, papel cartão, tesoura, régua, transferidor e
pincel atômico
DURAÇÃO: 45 minutos
PARTICIPANTES: Professores
Edilson e Cláudia e
alunos do 7º ano
DESENVOLVIMENTO:
·
No papel
cartão e com o lápis
faremos três retas
transversais que ao se cruzarem
formarão automaticamente um
triângulo qualquer;
·
Nas
linhas transversais passaremos uma canetinha para
destacá-las ;
·
Em seguida utilizando a tesoura iremos
cortar as bordas e
deixaremos a folha
no formato de triângulo ;
·
Nesse triângulo faremos três divisões
a partir dos seus lados para o
centro do mesmo;
·
Também
pintaremos essas linhas de
três cores diferentes;
·
Em seguida , utilizando o transferidor faremos
três arcos nas
pontas do triângulo de
tamanhos iguais e para
que fique equidistante
das pontas;
·
Pintar
cada parte interna
dos arcos de cores
diferentes; e colocamos em
cada um, uma
letra representando ângulos
( a, b e c, acrescido de
acento circunflexo);
·
Recortaremos
essas três partes a
partir das linhas
centrais;
·
Pegamos
uma cartolina ou
outro papel cartão e traçamos
uma reta e
colamos as pontos
dos triângulos. Nela
percebemos que formará um semicírculo
que terá
a medida de
180°;
·
Pronto
já temos nosso
trabalho terminado.
CONCLUSÃO:
·
Nessa
atividade lúdica e concreta, os
alunos percebem o
fundamento do teorema que
será apresentado, sendo assim
conseguimos alcançar nosso objetivo
que é fazer um link entre teoria e prática.







































Nenhum comentário:
Postar um comentário