PROJETO BRINCANDO COM A GEOMETRIA -TANGRAM



              Os    Professores  Edilson  Santos  e Márcia Alves   juntamente  com  seu  alunos da   6ª A  e  6ªB  fizeram  um  trabalho  de Geometria  onde o  assunto principal é o tangram (  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram  ), os alunos  além de aulas  expositivas em sala de aula  tiveram   a oportunidade  de terem  aulas ludicas  utilizando  os computadores do  Laboratório  de Informática  além disso  tiveram  oportunidade de pesquisarem  sobre esse assunto na  internet. Finalmente   fizeram atividades   práticas utilizando  papel cartão, régua, lápis  entre  outros  materiais para  confeccionarem  desenhos   utilizando  as formas geométricas  desse objeto.
             

As  alunas Paloma  e Francini 


As  alunas Yasmin  e  Layla

        Sabemos  a  importância   da  utilização de atividades  lúdicas  para a  aquisição  de  habilidades  necessárias  para  o ensino  de Matemática. O Jogo  é um recurso  que desperta  o interesse  dos alunos, pois  é uma  atividade  diferente  da  que  geralmente é proposta  em sala sala de  aula, além  disso, os  alunos  aprendem  brincando. Segundo os  Parâmetros  Curriculares  Nacional ( PCN).


O aluno Guilherme Gonçalves

As alunas  Maria  Eduarda e Larissa

Os  alunos  Jonhatan  e Michel
               "  Os  jogos   constituem  uma  forma  interessante  de propor   problemas, pois  permitem  que  estes  sejam apresentados  de modo  atrativo  e favorecem  a criatividade na  elaboração  de estratégias  de  resolução  e  busca  de  soluções, além de possibilitar a  construção  de uma  atitude  positiva  perante  os erros, uma vez  que as  situações  sucedem - se rapidamente  e podem  ser corrigidas  de folrma  natural, no decorrer  da  ação, sem  deixar  marcas   negativas ( BRASIL, 1998,p.46)" 


Os  alunos  Carlos e  Felipe


Alunos  Felipe e  Carlos

As  alunas Francine  e  Paloma

               O ensino da  geometria tem sido  objeto  de discussões. É um assunto  de grande  importância  na escola, mas  tem ficado  em segundo plano  no Ensino  Fundamental e  Médio. Assim, é preciso  resgatar  o  espaço  da geometria  na escola. Para  isto  utiliza-se  o Tangram, um quebra -cabeça chinês  muito  antigo, composto  de 7 peças  que  permitem  explorar  diversos  conceitos geométricos e desenvolver habilidades  imprescidiveis  ao  processo  de ensino  aprendizagem  da geometria.



Trabalho da aluna  Katiane  6A

Trabalho da aluna  Dayane  Caroline  6A

Trabalho do Gustavo  Anselmo   6A


Trabalho da  aluna  Thalita  Luiza 6A


Trabalho do  aluno  Hiago 6ª A





Adicionar legenda


Trabalho  do aluno  Thiago  6A


            Para a  realização    desse  trabalho    os  alunos  realizaram  uma  pesquisa  sobre a história do tangram, construiram   o  mesmo  em  sala  de  aula, fizeram  uma  exposição  e jogaram  on e  offline  line  o  joguinho tangram.



Trabalho da aluna Bianca  Cristina  6A




Trabalho da aluna  Gabriela  6A


 
O trabalho  foi  realizado  de forma interdisciplinar nas   aulas  de matemática  e  informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário