Os Professores Edilson Santos e Márcia Alves juntamente com seu alunos da 6ª A e 6ªB fizeram um trabalho de Geometria onde o assunto principal é o tangram ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram ), os alunos além de aulas expositivas em sala de aula tiveram a oportunidade de terem aulas ludicas utilizando os computadores do Laboratório de Informática além disso tiveram oportunidade de pesquisarem sobre esse assunto na internet. Finalmente fizeram atividades práticas utilizando papel cartão, régua, lápis entre outros materiais para confeccionarem desenhos utilizando as formas geométricas desse objeto.
.jpg) |
| As alunas Paloma e Francini |
|
.jpg) |
As alunas Yasmin e Layla
Sabemos a importância da utilização de atividades lúdicas para a aquisição de habilidades necessárias para o ensino de Matemática. O Jogo é um recurso que desperta o interesse dos alunos, pois é uma atividade diferente da que geralmente é proposta em sala sala de aula, além disso, os alunos aprendem brincando. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional ( PCN).
|
|
.jpg) |
| O aluno Guilherme Gonçalves |
|
.jpg) |
| As alunas Maria Eduarda e Larissa |
|
.jpg) |
| Os alunos Jonhatan e Michel |
|
" Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem - se rapidamente e podem ser corrigidas de folrma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas ( BRASIL, 1998,p.46)"
.jpg) |
| Os alunos Carlos e Felipe |
|
.jpg) |
| Alunos Felipe e Carlos |
|
.jpg) |
As alunas Francine e Paloma
O ensino da geometria tem sido objeto de discussões. É um assunto de grande importância na escola, mas tem ficado em segundo plano no Ensino Fundamental e Médio. Assim, é preciso resgatar o espaço da geometria na escola. Para isto utiliza-se o Tangram, um quebra -cabeça chinês muito antigo, composto de 7 peças que permitem explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidades imprescidiveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.
|
|
 |
| Trabalho da aluna Katiane 6A |
|
 |
| Trabalho da aluna Dayane Caroline 6A |
|
 |
| Trabalho do Gustavo Anselmo 6A |
|
|
 |
| Trabalho da aluna Thalita Luiza 6A |
|
|
 |
| Trabalho do aluno Hiago 6ª A |
|
 |
| Adicionar legenda |
 |
| Trabalho do aluno Thiago 6A |
|
|
Para a realização desse trabalho os alunos realizaram uma pesquisa sobre a história do tangram, construiram o mesmo em sala de aula, fizeram uma exposição e jogaram on e offline line o joguinho tangram.
|
 |
| Trabalho da aluna Bianca Cristina 6A |
|
 |
| Trabalho da aluna Gabriela 6A |
|
| |
| O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar nas aulas de matemática e informática. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário